7 dicas para perder peso de forma saudável

Atualmente grande parte das mulheres vive procurando alternativas para perder peso. Seja por uma questão de saúde ou pelo desejo de se sentir mais bonita e vestir alguns números a menos, emagrecer é quase que uma obsessão.

Perder-peso-002

O problema é que, nessa busca pelo corpo perfeito é comum ver quem busque resultados rápidos e com isso apele para práticas e receitas que colocam a saúde em risco: dietas restritivas feita por celebridades, suplementos sem supervisão médica e remédios que prometem milagres são apenas parte do pacote. E além dos riscos à saúde, essas receitinhas infalíveis para emagrecer podem até ter resultado rápido, mas podem vir acompanhados do temido efeito sanfona.

Dicas para perder Peso

Se você não está com tanta pressa assim e prefere emagrecer de maneira mais lenta, porém efetiva e saudável, confira algumas dicas que podem te ajudar:

1. Consulte um endocrinologista ou nutricionista

Perder-peso-004

Uma das principais recomendações para quem deseja emagrecer de maneira segura é consultar um profissional médico. Isso porque ele avaliará suas características, suas condições de saúde e seus hábitos antes de sugerir qualquer tipo de dieta, eliminando os riscos que outros tipos de orientação podem causar ao seu organismo.

2. Foco na reeducação alimentar

Perder-peso-005

As dietas de celebridades e dicas do tipo “farinha seca-barriga” são muito tentadoras, mas normalmente ou não apresentam eficácia ou colocam a saúde em risco. As necessidades de nutrientes do seu organismo não podem ser ignoradas em nome da dietas de emergência, que cortam um ou vários grupos alimentares do cardápio: seu organismo precisa de todos eles para manter-se forte.

Ao invés de pensar em fórmulas mágicas, pense em reeducação alimentar. A perda de peso pode ser um pouco mais lenta, porém os efeitos do emagrecimento são duradouros ao contrário do efeito sanfona.

3. Faça escolhas inteligentes

Perder-peso-003

A essência da reeducação alimentar é aprender a fazer escolhas inteligentes. A escolher um alimento mais saudável com mais frequência ao invés daquele fast-food apetitoso e aplicar essa sabedoria em cada momento do seu dia – sem obsessão, claro – será possível perder peso sem deixar de comer. Basta, por exemplo, dar preferência a grelhados e assados ao invés de frituras, a sucos  e água no lugar de refrigerante. É simples, não?

Sem contar que, fazer essas escolhas inteligentes com mais frequência, permite que você possa se deliciar e desfrutar de um alimento que você tenha vontade de comer sem culpa.

4. Anote o que você comeu

Perder-peso-006

Pode parecer chato, mas desse modo tornará mais fácil entender em que momentos eventualmente você perde o controle e “sabota” seus esforços para emagrecer. Isso também facilita para pensar nas substituições que você pode fazer e planejar melhor caso queira comer algo mais calórico em algum momento do dia.

5. Faça um lanche entre as refeições

Perder-peso-007

Ao invés de ficar em jejum ou de pular refeições, o melhor é comer de três em três horas. Isso porque o jejum forçado te fará sentir mais fome e com isso acaba consumindo mais. E na hora da fome ninguém pensa se tal alimento é adequado ou não, com isso aumenta as chances de dar preferência a comidas calóricas. Iogurte, frutas, barra de cereais… são alimentos que ajudam a superar os momentos de fome entre uma refeição e outra. E não se esqueça de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.Além disso, suplementos como o cl-la podem te ajudar a ter muito mais saúde.

6. Pratique 30 minutos diários de atividades físicas

Perder-peso-008

Meia hora de atividade física já ajuda a perder peso. Não é necessário se matar em uma academia, praticando exercícios – a menos que você queira, claro. Passear com o cachorro, fazer uma caminhada leve ou dar uma volta de bicicleta pelo bairro já são atitudes que ajudam a colocar o corpo em movimento. Trocar o elevador pela escada também ajuda bastante.

7. Seja realista e não obsessiva.

Perder-peso-001

Não tenha metas elevadas como a de querer perder muito peso de maneira rápida. Tenha foco em alcançar sua meta sem se preocupar com a velocidade com a qual isso acontece e nem se pese diariamente (uma vez por semana ou a cada quinze dias é o bastante). Evite também fazer comparações com outras pessoas já que cada organismo reage de maneira diferente aos esforços para perder peso.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*