Amamentação e dieta, como conciliar?

Saiba como conciliar a amamentação e dieta para voltar ao peso ideal

 

Assim que o novo membro da família chega, a preocupação principal dos pais é saber como cuidar do bebê e a amamentação é a melhor forma de criar um elo entre mãe e filho, além de trazer benefícios para a saúde do recém nascido. Porém grande parte das mães se sente insatisfeita com seu corpo após o parto e deseja começar uma dieta para voltar ao seu peso antes da gestação. Saiba como conciliar de maneira correta a amamentação e dieta para um emagrecimento saudável sem prejudicar o seu bebê.

 

Não comece dietas restritivas ou radicais nesse período

amamentacao e dieta

A maioria dos médicos é unânime ao dizer que não é recomendado começar uma dieta restritiva durante a amamentação. Isso acontece porque durante essa fase a mãe precisa de mais energia e ao cortar certos alimentos ou restringir calorias o bebê pode ser afetado. Por isso, não combine amamentação e dieta restritiva ou radical.

 

O emagrecimento deve ser aos poucos

 

Muitas mulheres querem perder peso de maneira rápida e acabam prejudicando a amamentação. O saudável é perder no máximo 1 quilo mensalmente, portanto fuja das dietas que prometem enxugar vários números de manequim em poucas semanas.

 

A dieta correta durante a amamentação

 

Durante a amamentação é importante que a mãe se alimente bem, incluindo nutrientes que irão ajudar na produção de leite. Enquanto você estiver amamentando seu bebê sua dieta deve ter mais calorias para dar conta da energia que será gasta nesse processo e por isso é importante atentar-se à relação entre amamentação e dieta nesse período.

 

A dieta correta para ser feita nesse período é ter hábitos alimentares saudáveis, por isso inclusa no seu cardápio alimentos ricos em fibras, cálcio, ferro e proteínas. Coma bastante verdura, legume e fruta, que pode inclusive substituir a vontade por doces. Alimentos como o salmão, abacate e o azeite trazem benefícios para o bebê e podem ser ingeridos já que são fontes de gordura saudável. É importante evitar frituras e os doces.

 

Alimente-se de 3 em 3 horas

 

Durante a amamentação é normal que se sinta mais fome, pois há o consumo de mais energia. Por isso, procure se alimentar de 3 em 3 horas, investindo em lanches leves entre as refeições principais. Não fique sem comer achando que assim irá emagrecer rapidamente, pois isso poderá causar complicações para você e para o seu bebê.

 

A amamentação emagrece

amamentar dieta

Muitas mulheres comprovam que a amamentação emagrece naturalmente sem precisar ser feita uma dieta maluca ou contar calorias, ou até mesmo pontos como na dieta dos pontos. Durante o processo de produção de leite, o seu corpo irá utilizar a gordura acumulada durante a gestação, promovendo assim sua queima.

 

O bebê recém nascido irá se alimentar exclusivamente de leite tornando o gasto energético da mãe maior, promovendo o emagrecimento.

 

Não se prive

 

Para que a amamentação e dieta funcionem é importante que você não se prive, já que cortar radicalmente algum tipo de alimento poderá dar mais vontade ainda e quando você tiver oportunidade irá consumir mais do que deveria. Por isso, quando tiver vontade de comer um alimento que não é saudável, não se prive e coma uma porção pequena, mas não torne isso um hábito.

 

Com isso, amamentação e dieta podem ser conciliadas garantindo um aleitamento saudável para o seu bebê e a volta ao peso normal.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*