Cabelos Secos: Como tratá-los?

Quando o assunto é moda um dos temas principais a serem abordados é o cabelo, onde primordialmente no mundo feminino a disputa por beleza neste nicho ganha proporções gigantescas e justamente no quesito cabelos secos que mora uma das maiores dúvidas: Como tratá-los?

A resposta para essa pergunta é complexa e necessita de forte análise de diversos aspectos importantes que devem ser levados em consideração, como alteração do pH do cabelo, métodos inadequados de higienização, problemas nutricionais, tamanho do cabelo e mais uma série de interferências naturais que podem estar deixando suas madeixas ressecadas.

Por que os cabelos ficam ressecados?

cabelos ressecados

Vamos citar alguns fatores que influenciam no ressecamento do cabelo e posteriormente explicá-los:

  • Grande exposição ao sol
  • Ação do cloro (banho/piscina)
  • Problemas nutricionais
  • Perda do revestimento de gordura
  • pH desregulado
  • Uso de Shampoo inadequado

 

#1 – Exposição ao sol: Quando muito exposto ao sol o cabelo tem tendência a ressecar, principalmente com a quebra das partículas de água que fazem a hidratação e também por alguns outros fatores, como exposição conjunta ao vento e sujeiras que podem causar quebras nas barreias naturais.

#2 – Ação do Cloro: O cloro é muito prejudicial ao cabelo, pois afetará muito na questão de hidratação, como por exemplo na desregulação do pH, que será abordado logo em seguinte. Podemos notar o cloro muito presente em piscinas, porém ao contrário do que muitos pensam, não fica restrito a área de banho coletivo, pois nos chuveiros geralmente a água vem com um tratamento feito a base de cloro, onde obviamente usa-se uma quantia menor da composição.

#3 – Problemas Nutricionais: Os problemas nutricionais podem afetar até mesmo as madeixas, pois com a falta de nutrientes o cabelo recebe pouca quantia das tão necessárias vitaminas e acaba perdendo sua proteção, com isso fica mais propenso ao ressecamento.

cabelo ressecado

#4 – Perda do revestimento de gordura: O cabelo é revestido por uma importante camada de gordura, que quando perdida acaba deixando-no desprotegido e com essa desproteção, logo surge o ressecamento e a perda do brilho capilar.

#5 – pH desregulado e shampoo inadequado: O pH desregulado já foi citado, principalmente na questão do cloro, cuja composição pode afetar muito a estabilidade do potencial de hidrogênio. Na questão do shampoo inadequado, basta-se verificar qual tipo de shampoo é adequado para cada tipo de cabelo.

Para combater isso, recomenda-se a análise dos problemas e a busca por soluções, como por exemplo a escolha de shampoos eficientes, principalmente na regulação do pH. No inverno, cuidado com banhos muito quentes, pois eles aumentam demasiadamente o ressecamento.

Nos salões de beleza, é possível fazer-se hidratação capilar, bem como o uso de “máscaras” que vão auxiliar na recomposição da proteção e com isso dar uma sobrevida as células. Recomenda-se também a manutenção de um corte de cabelo estratégico, pois quanto mais curto o fio, mais concentração de nutrientes e com isso maior proteção.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*