Chás para Cólicas: Receitas Infalíveis!

A cólica é um dos males que mais afetam a mulherada, em especial a cólica menstrual. Aliás, isso é algo que está muito longe de ser “drama”. A cólica é uma realidade para muitas de nós e é capaz de atrapalhar toda a nossa rotina.

Para nos livrar do incômodo é comum buscarmos alternativas receitinhas caseiras e medicamentos, sejam eles naturais ou feitos em laboratório. Um dos recursos mais comuns é o uso dos chás. Quer algumas receitas de chás que podem ajudar a deixar a cólica de lado? Então esse post é para você:

Chá-para-cólica-006

Antes de tudo: Resolver os problemas com dores e incômodos é uma tentação muito grande, mas a recomendação é não se automedicar, seja com o uso de chás ou o consumo de medicamentos. Isso porque a cólica que causa dor intensa pode ser um sinal de que algo está errado com seu organismo.

Na prática, há dois tipos de cólicas menstruais: a dismenorréia primária e a secundária. A primária é provocada pelo aumento do nível de prostaglandinas, que são as culpadas pelas contrações dolorosas no útero e costumam reduzir a intensidade em torno dos 20 anos ou após a gravidez. Por sua vez a dismenorréia secundária indica alterações como mioma, endometriose, infecções, anomalidades na anatomia uterina, entre outros. Portanto, se você sofre com dores, não deixe de consultar um ginecologista.Chá-para-cólica-001

Receita de chás para cólicas

Separamos algumas receitas que podem te ajudar a lidar com o problema, mas fique atenta: nem todas podem tomar alguns dos chás relacionados abaixo.

Receita de chá de canela

Chá-para-cólica-002

Lembrando que o chá de canela é bom sim para combate da cólica, mas não deve ser consumido por gestantes ou por quem tem problemas de alergia ou hipersensibilidade ao ingrediente:

  • De 1 a 4 colheres de café de cascas de canela
  • 1 xícara de chá de água (150 ml)

Ferva as cascas de canela em água por no máximo dez minutos. Beba uma xícara de chá no mínimo de duas vezes e máximo de seis vezes ao dia.

Receita de chá de folha de mangueira

Chá-para-cólica-003

Você precisará de:

  • 20 g de folhas de mangueira
  • 1 litro de água fervendo

Basta colocar as folhas e a água em uma panela e deixar a mistura ferver por cerca de 5 minutos. Apague o fogo, tampe a panela e deixe o chá ficar morno para coar e adoçar. O conselho é adoçar apenas uma xícara por vez e não todo o preparado.

Se você tem uma boa noção do seu ciclo menstrual, você pode tomar o chá quatro vezes por dia no máximo dois dias antes da menstruação e também em seu primeiro dia. Isso faz com que a dor possa diminuir desde o início.

Chá de camomila:

Chá-para-cólica-004

Atenção: chá de camomila não é recomendado para gestantes nem para quem tem rinite alérgica.

Você precisará de:

  • 1 colher de sopa de folhas ou flores de camomila
  • 1 litro de água.

Ferva a água e a camomila. Deixe esfriar um pouco, coe e beba. Para cólica, a recomendação é tomar de três a quatro xícaras por dia.

Chá de gengibre:

Chá-para-cólica-005

Você precisará de:

  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado.
  • 1 litro de água fria.

Misture os ingredientes e leve ao fogo, deixando a mistura ferver. Após a fervura, deixe esquentar por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de tomá-lo.

A indicação é consumir o chá de gengibre ainda quente e com a frequência de três xícaras ao dia.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*