Como trocar o pneu do carro: Guia para mulheres!

Que tal aprender a trocar o pneu do carro sem depender de ninguém? Pois é o que vamos te ensinar hoje, confira com a gente!

Uma coisa que perturba  várias mulheres que dirigem, principalmente em estradas, é o medo do pneu furar. Além de ser complicado parar em uma estrada deserta, trocar o pneu é algo que não existe um curso online ou algo do tipo. Mas, se você é uma mulher moderna que quer botar a mão na massa, veio ao lugar certo. Hoje vou te mostrar o passo a passo de como se troca o pneu de um carro.

Por que é importante saber trocar o pneu?

Embora algumas empresas de seguros façam a troca, é importante saber como trocar. Imagine que você está em uma estrada de chão sem posto por perto, ou um local onde o seguro auto vai demorar demais a chegar e você tem horário para chegar. Além disso é importante não depender tanto dos outros não é verdade?

trocando o pneu mulher

Em casos de emergência é fundamental saber como trocar o pneu. (Foto: Divulgação)

Antes de sair de casa: Algumas coisinhas precisam ser checadas no seu carro para que você consiga trocar o pneu, no caso dele furar em alguma viagem, por exemplo.

  • Verifique se o estepe está lá e está cheio
  • Verifique se as chaves estão todas no porta mala
  • Cheque se o macaco hidráulico está mesmo no porta mala e se ele está funcionando.

Como trocar o pneu do carro

Passo 1 : O pneu furou no meio da estrada? Claro que você não vai ficar rodando com ele furado, pois vai estragar a roda, mas também não precisa jogar de vez pro acostamento como se o carro estivesse pegando fogo. Arrume um lugar que seja plano e que tenha boa visibilidade, nada de parar em curvas ou declives. Escolha um lugar que seja bom e com espaço para você poder realizar a troca.

Passo 2: O próximo passo é abrir o porta malas e procurar onde está preso o kit para troca de pneus, que é composto por:

  • triângulo sinalizador
  • chave de roda,
  • macaco hidráulico

Passo 3: Coloque o triângulo sinalizador a pelo menos uns 45 metros do carro, e se possível sinalize o caminho com galhos e mato, essa distância é importante para que outros motoristas possam lhe ver e andarem mais devagar

Passo 4: Agora que você já sinalizou a área, é hora de retirar o estepe do fundo do carro, e também pegar as 2 ferramentas para a troca, a chave de roda e o macaco hidráulico.Normalmente eles estão juntos em uma sacolinha embaixo do estepe.

Passo 5: Pegue o macaco e retire-o da sacolinha. Abra-o cerca de 20 cm antes de encaixar ele no carro, deixando-o firme entre o chão e o veículo. Normalmente o local de encaixar é sinalizado com uma setinha ou flechinha.

Depois de encaixar e firmar o macaco entre o chão e o carro, não suba o carro ainda, vá desapertar os parafusos das rodas com a chave de roda que você pegou no carro. Para isso encaixe a chave nos parafusos e gire-a no sentido anti-horário. Caso não consiga com a força das mãos, suba na chave e empurre-a com os pés. Nessa etapa você só vai afrouxar os parafusos, mas não vai retirar ainda. Segue abaixo a ordem dos parafusos, seja a roda do seu carro de 5 ou 4 parafusos:

pneu trocar 5 parafusos pneu trocar parafusos4

Passo 6: Depois de afrouxar os parafusos, vá até o macaco e suba um pouco, o suficiente para conseguir retirar o pneu do carro. Não precisa subir mais do que isso, é perda de tempo. Termine de retirar os parafusos e guarde-os em local visível. Para retira o pneu, tenha cuidado para que não vire em cima de você, ele costuma ser pesado. Retire e já coloque no porta mala. Não precisa apertar e prender ele com parafuso por lá, pois você já vai deixar na borracharia já já.

Passo 7: Encaixe o estepe,  e os parafusos, mas ainda não parafuse. Desça devagar o macaco e aí sim, com a roda presa, encaixe os parafusos. Quando não conseguir mais girar, suba na chave para fazer força.

Passo 8: Bom, após certificar-se que ficou tudo apertadinho, é hora de ir para a borracharia mais próxima!

mulher-trocando-pneu

Não esqueça de manter o estepe sempre calibrado. (Foto: Divulgação)

É importante lembrar que o estepe é somente um quebra galho, para que você consiga chegar ao borracheiro mais próximo, não fique andando om ele pra cima e pra baixo, conserte o pneu furado e peça ao borracheiro para substituí-lo. E lembre-se sempre de encher o estepe de vez em quando.

Passo a Passo em Vídeo

Para complementar todas as instruções que passamos aí em cima, veja um vídeo que ensina o passo a passo de como trocar um pneu e detalhe: Quem ensina tudo é uma mulher! Confere aí:

Gostaram garotas? Em breve mais dicas legais por aqui! Aliás, falando nisso, tem alguma coisa que vocês gostariam de aprender e que normalmente as pessoas falam que é “coisa de homem”ou que “mulher não consegue fazer”, bom estou aqui pra ensinar, deixem aí nos comentários ou mandem pra gente no email contato@bemmoderna.com.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*