Confira 10 dicas para cuidar bem dos seus cabelos cacheados

Ser dona de cabelos cacheados não é nada fácil. Apesar de lindo, esse é tipo capilar, junto com os fios afros, está entre os mais sensíveis e merece uma atenção especial quando se fala em cuidados com as madeixas. Para deixá-los sempre saudáveis, com cachos ou ondas bem definidos, com um volume bonito e sem estar “armado”, a cacheada deve ter, em primeiríssimo lugar, bastante paciência e, em segundo, uma série de cuidados específicos e rotineiros no dia a dia, desde o corte, lavagem e finalização, como vamos te ensinar no decorrer desse artigo.

Afinal, os fios cacheados são muito frágeis por serem mais ressecados que outros tipos de cabelo. Isso acontece porque, devido ao seu formato “espiral”, a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não consegue chegar até o comprimento total e às pontas dos cabelos, o que pode torná-lo muito seco e sempre suscetível à quebra e ao frizz.

cabelos cacheados

Além disso, os cachos tendem a ser mais facilmente afetados, em comparação aos demais tipos capilares, por agentes externos, como exposição solar e à poluição, atrito com pentes e escovas, que provocam ainda mais o efeito quebradiço e ressecado, presente na maioria das madeixas com caracóis. O resultado é de uma “juba indomável” que leva muita gente a recorrer aos alisamentos químicos para se livrar de vez dos cachos.

Mas, fique tranquila! Com as dicas que vamos mostrar a seguir, você que tem os cabelos cacheados não vai precisar fazer nada disso. Se você segui-las à risca, terá cachos sempre saudáveis, bem definidos e hidratados sem precisar passar raiva. Quer ver? Então, vamos lá!

1ª dica: O corte faz toda a diferença

Para domar os cachos, apostar no corte certo pode fazer toda a diferença quando o assunto é dar um up no visual. Portanto, a dica principal na hora de escolher o que mais combina com você é observar aquele que realça o formato do seu rosto e que te livre do chamado “efeito pirâmide”. Os cortes repicados ou com pontas desiguais são ideais para quem tem madeixas cacheadas, já que ajudam a distribuir o volume por toda a cabeça.

2ª dica: Use produtos específicos

Os cabelos cacheados pedem produtos específicos, já que tendem a ser mais ressecados e quebradiços em relação aos demais tipos de cabelo. Na maioria das vezes, os produtos capilares ideais para fazer a lavagem, tratamento e finalização dos fios são enriquecidos com fórmulas hidratantes e condicionantes, a fim de mantê-los sempre domados, saudáveis e macios.

Por isso, invista em shampoos, condicionadores, máscaras e leave-ins especiais para madeixas encaracoladas e tenha sempre na penteadeira produtos ativadores e umidificadores de cachos para mantê-los controlados ao mesmo tempo em que os modelam.

3ª dica: Faça a lavagem correta

cabelos cacheados lavagem

Na hora de lavar os cabelos cacheados, além de usar os produtos específicos, o ideal é massagear bem a raiz para ativar a circulação sanguínea, promover uma maior produção de sebo (oleosidade natural) natural e fazer com este se espalhe por toda a extensão dos fios e pontas, deixando o cacho mais hidratado.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Além disso, é preciso ficar de olho na temperatura da água do chuveiro! Tomar banho em água muito quente pode deixar os fios ainda mais ressecados e, portanto, mais quebradiços. Lave os cabelos sempre em água fria ou, no máximo, morna. Clique aqui e veja outras dicas de como lavar o cabelo.

4ª dica: O co-wash é uma boa opção

As fórmulas da maioria dos shampoos costumam deixar os cachos ainda mais ressecados. Por isso, no caso de quem tem ressecamento excessivo, a dica é investir na técnica de co-wash para lavar as madeixas sem usar esses produtos. A ideia é fazer a higienização dos fios apenas com um condicionador. O resultado será de cabelos limpos e macios.

5ª dica: Penteie com cuidado

Por terem um aspecto mais ressecado, os cabelos cacheados podem ficar mais quebradiços depois do atrito com o pente. Por isso, a dica principal é pentear os cabelos sempre molhados (e nunca secos) com os dedos nos dias em que ele estiver menos embaraçado e, nos dias de mais “nozinhos”, com um pente de madeira, que é antiestático e ajuda a prevenir o aparecimento de frizz.

6ª dica: Hidratação semanal é essencial

Quem tem cabelos cacheados não tem a opção de fugir da hidratação semanal ou, pelo menos, a cada 15 dias. O processo ajuda a repor a água perdida pelos fios no dia a dia e, portanto, a deixá-los menos ressecados e suscetíveis à quebra. Use máscaras hidratantes específicas para cachos, principalmente aquelas que contenham em sua composição aloe vera (babosa) ou glicerina. É mamão com açúcar!

7ª dica: Seque o cabelo sem desmanchar os cachos

cabelos cacheados secador

Assim que sair do banho, para retirar o excesso de água dos cabelos, use uma toalha de microfibra ou, se não tiver uma, uma camiseta de algodão, que ajudará na secagem dos seus fios sem deixá-los ressecados, como acontece quando você esfrega uma toalha normal na cabeça. A técnica é conhecida como plopping.

Do mesmo modo, você também pode secar os seus cachos com um secador. Para isso, você precisará de um difusor para distribuir o calor do aparelho por toda a cabeça sem desmanchar os cachos.

8ª dica: Modele os cachos com gel ou mousse

Se você quer deixar os caracóis domados por mais tempo, a dica é finalizar os cabelos sempre com um gel ou mousse, que deixarão os cachos definidos e controlados, além de eliminar os terríveis fiozinhos que ficam balançando em cima da cabeça.

9ª dica: Faça texturização

Nós sabemos que os seus cabelos já são cacheados, mas não custa nada dar uma ajudinha para os cachos ficarem ainda mais definidos, concorda? Aposte em técnicas de texturização, como a fitagem ou bandu, para deixá-los ainda mais bonitos.

cacheado texturizacao

Basta aplicar um pouquinho de creme ou gel nas mechas e amassá-las com os dedos. Se for o caso, faça pequenos coques em todas elas, prenda com um elástico para dormir e solte no dia seguinte. Fica lindo!

10ª dica: Tenha sempre um finalizador na bolsa

Os sprays ou cremes finalizadores são ideais para toda cacheada sair de casa e não se surpreender com os cachos armados e volumosos na rua. Para deixá-los sempre controlados, tenha sempre uma na sua bolsa. Quando o frizz começar a aparecer, aplique-os imediatamente e terá a definição de volta.

Os finalizadores também são ideais para o “after day”! Em vez de tomar outra ducha para modelar os cachos, basta aplicar os produtos no dia seguinte e manter a definição perfeita do seu cabelo.

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*