Cuidados Com a Pele no Sol

Em meio a tantas preocupações com a beleza do dia-a-dia – com dieta, cabelo e maquiagem – muitas vezes acabamos nos esquecendo dos cuidados fundamentais com a pele. Algo que significa bem mais do que retirar a maquiagem antes de dormir ou de passar cremes e máscaras rejuvenescedoras: os cuidados com a pele no sol são fundamentais tanto por questão de beleza quanto por saúde e não deve surgir somente no verão, mas durante todas as estações do ano. Quer saber como cuidar bem da pele? Então veja só:

Cuidados com a Pele no Sol

Escolha o protetor solar com cuidado: O produto escolhido deve ter o FPS (Fator de Proteção Solar) de no mínimo 15, porém a melhor indicação é o uso de filtros ou bloqueadores solares com FPS 30 ou 60.

Cuidados-com-a-pele-no-sol-001

Aplique filtro solar: O uso do protetor solar é fundamental. Não adianta dizer que é chato ou que o tempo está chuvoso ou nublado. Ele precisa ser utilizado o ano inteiro e não apenas no verão. Ele deve ser aplicado meia hora antes de você se expor ao sol, pois assim dá tempo da pele absorver o produto de maneira adequada. Se você trabalha em local fechado ou não se expõe aos raios solares com frequência, aplique uma vez pela manhã e outra após ao almoço. Se a exposição for moderada, reaplique a cada três horas. Caso vá a praia ou precise passar o dia na rua, reaplique o protetor de uma em uma hora.

Use óculos escuros: Não apenas para proteger a visão, os óculos escuros também protegem a pele fina das pálpebras, que é um dos alvos frequentes dos tumores na pele. Procure por óculos com lentes de proteção UVA e UVB.

Use chapéu ou boné: O uso dos chapéus e bonés ajudam a proteger o couro cabeludo e o rosto contra os raios solares. Em pessoas calvas, o uso desses acessórios é obrigatório já que o local também pode apresentar lesões pré-cancerígenas. Todo cuidado é pouco!

Cuidados-com-a-pele-no-sol-002

Evite se expor ao sol entre 10h e 16h: Durante este horário, o sol está mais forte e o risco de queimaduras solares é bem mais alto. Caso a exposição seja necessária, não deixe o filtro solar de lado, usando de preferência um com FPS alto como 30 ou 60.

Beba água: Mais do que usar cremes para hidratar o corpo, cuidar do organismo é fundamental. Consuma dois litros de água diariamente (equivalente a oito copos) para limpar seu corpo nas impurezas e repor os líquidos perdidos diariamente através da urina e do suor. Sua pele agradece.

Hidrate sua pele: É comum que a exposição ao sol resseque sua pele, portanto usar hidratantes é fundamental. O mesmo vale quando a temperatura não estiver tão alta, porque assim como o sol, o frio faz com que a pele produza menos gordura e acabe ressecando mais. A melhor indicação é procurar um dermatologista para indicar um produto adequado, mas caso não seja possível, invista em itens que possuam aloe vera, lactato de amônia, manteiga de karitê, silicone e similares.

Cuidados-com-a-pele-no-sol-003

Consulte o dermatologista: Em caso de dúvidas sobre produtos, pele extremamente sensível, aparecimento de manchas ou lesões ou simplesmente o desejo de se bronzear sem deixar a saúde de lado, procure um profissional especializado antes de qualquer iniciativa.

 Cuidados com a Exposição da pele ao sol

Complemente as informações sobre a exposição aos raios solares, com este vídeo da blogueira Juliana Goés!

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*