Depilação a laser:como funciona, prós e contras

Houve uma época em que pelos eram sinal de masculinidade nos homens e irrelevantes para as mulheres. Entretanto isso foi a dezenas de décadas atrás e hoje é cada vez mais comum ver pessoas que não abrem mão de uma depilação por nada. Embora ainda encontre rejeição por parte dos homens , a depilação se tornou indispensável para a mulher do moderno século XXI. A falta dela pode ser encarada como desleixo ou até mesmo perda de feminilidade.

Apesar de vivermos em uma sociedade altamente desenvolvida em termos tecnológicos, ainda não existem métodos discretos e fáceis de se depilar. Seja através da cera quente ou da lâmina, depilar-se costuma ser uma tarefa no mínimo incômoda. Entretanto uma forma de depilação, que não é exatamente nova, vem fazendo o maior sucesso sob a premissa de acabar (quase que) de vez com os indesejados pelos corporais. Trata-se da ultramoderna depilação a laser.

O que é depilação a laser?

A depilação a laser consiste no uso de aparelhos emissores de laser sobre os pelos a serem eliminados. O objetivo é alcançar a melanina, substância responsável pela coloração do pelo, e fazê-la absorver o fótons energéticos disparados pelo laser. O calor absorvido provoca uma espécie de destruição térmica na estrutura do pelo.

depilação a laser

Todo mundo pode fazer depilação a laser?

Nem todo mundo pode fazer. Pessoas com infecções ativas nas áreas que serão tratadas estão impossibilitadas de realizar a depilação a laser, assim como gestantes também não podem se submeter ao procedimento.

Além disso, por utilizar a melanina como parâmetro de intervenção, o tratamento pode variar de eficácia conforme a cor da pele e dos pelos da pessoa. Isto é, o laser pode não conseguir distinguir com clareza a quantidade de melanina presente na pele e nos pelos. Em alguns casos, a eficácia do procedimento pode ser mínima, como é o caso de pessoas com pelos brancos, ruivos ou loiros. Até pouco tempo, pessoas com pele negra também não obtinham bons resultados no tratamento, mas com o advento recente de novas técnicas de depilação a laser já é possível obter resultados quase tão bons quanto os obtidos por pessoas de pele clara, embora o risco de queimadura ainda seja maior.

Existem riscos na depilação a laser?

Embora seja um procedimento considerado seguro, existem sim alguns riscos. É importante que os pacientes evitem pegar sol num período de até 30 dias antes do tratamento e 30 dias após o tratamento.  Caso as recomendações não sejam seguidas, o paciente pode contrair queimaduras de até segundo grau nas áreas tratadas.

É importante ressaltar também que o procedimento pode ocasionar algumas complicações como dor, vermelhidão, hipertricose paradoxal (os pelos crescem ao invés de reduzirem), irritação, coceira e até mesmo a formação de feridas na pele. Felizmente, para a maioria dos efeitos colaterais possíveis, existe  todo um “arsenal” de medicamentos que podem ser receitados para reduzir os danos colaterais como cremes e antialérgicos.

Como funciona o tratamento?

O procedimento dura em média entre 5 a 8 sessões com intervalos de 35 a 40 dias entre si. Em cada sessão o profissional direciona o equipamento a laser na área a ser depilada e então os pelos são “queimados” sob temperaturas que podem chegar a 60° . É válido ressaltar que o procedimento pode ser considerado dolorosa pela maioria das pessoas. Após o procedimento é normal que ocorra vermelhidão na área e um pouco de ardência por até 4 horas.

A cada sessão torna-se perceptível a redução cada vez mais acentuada no aparecimento de pelos e ao término do tratamento o paciente pode ficar até 5 anos sem a necessidade de tornar a se depilar. Entretanto existe também a hipótese de haver a necessidade de uma espécie de “manutenção anual” na área com algumas sessões extras.

Embora não seja uma solução definitiva para acabar com os pelos, é uma das melhores alternativas disponíveis no mercado e pode garantir pele lisinha por alguns anos.

Infelizmente o fato de tratar-se de um procedimento doloroso e caro (o tratamento completo com um mínimo de 6 sessões não sai por menos de 1200 R$) , faz com que ainda não seja tão popular quanto poderia ser, entretanto, se mesmo assim você se interessou pelo procedimento, não hesite em consultar um médico antes de procurar a depilação a laser. Só um profissional qualificado saberá

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*