Dicas para economizar energia em casa

Veja como economizar energia na sua residência com dicas simples mas eficazes,clique e confira!

Quem paga suas próprias contas bem sabe:a energia está com o preço pela hora da morte. Os preços tem subido assustadoramente nos últimos meses e está cada vez mais difícil pagar as contas. Pensando nisso é que vamos dar algumas dicas interessantes que podem ser muito úteis para economizar energia e consequentemente dinheiro. Acompanhe com a gente.

Dicas para economizar energia em casa

dicas economizar energia

 

Podem parecer dicas simples mas ajudam bastante:

 Organize as tarefas

Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez;

 Porta da geladeira

Mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado;

 Na hora da compra

Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia;

Reduza o tempo no banho

Difícil seguir essa recomendação no inverno, não é? Mas faça um esforço, já que os chuveiros elétricos são responsáveis por um grande gasto de energia. Então, se você quer mesmo economizar, tome banho mais curtos, mude a chave do chuveiro para verão (assim que esquentar um pouquinho) ou substitua o modelo elétrico por um que tenha outro sistema para esquentar a água, como gás ou solar.

Mantenha os eletrodomésticos em bom estado

Aquela TV de tubo 61 polegadas que fez de você a sensação entre os amigos no início dos anos 2000 ainda está na sua sala? E a geladeira antiga, que era da sua avó, com a borracha de vedação original, está aí também? Sabemos que é difícil desapegar de alguns itens, mas eles podem estar utilizando muito mais energia do que deveriam, devido a tecnologia ultrapassada ou a falta de manutenção adequada. Então fique de olho!

economizar energia

Aproveitar a luz natural

Aproveitar a luz natural da casa e do escritório é o primeiro passo para ter uma economia significativa. Basta deixar as luminárias e lâmpadas apagadas, quando estiver sol e, se precisar ler ou escrever, coloque uma mesa próxima da janela.

Iluminação

A substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ajuda a economizar cerca de 75%. Além disso, também vale a pena colocar um sensor de presença em locais pouco movimentados, para que as luzes só sejam acesas pelo tempo necessário. Diversas casas e apartamentos utilizam esse recurso na área externa, que ainda garante segurança a quem passa na rua.

Ar-condicionado

Responsável por manter a temperatura agradável em qualquer ambiente, o ar-condicionado já se tornou parte obrigatória de grande parte dos escritórios e casas. Para quem precisa de um aparelho desse e quer economizar, a dica é optar por modelos com melhor eficiência energética, como esses. Observe se a capacidade (BTUs) corresponde as suas necessidades, isso é fundamental para comprar um aparelho de ar condicionado mais economico que poupe de forma significativa. A limpeza deve ser feita rotineiramente, conforme os dados do fabricante, assim como a manutenção geral do ar-condicionado.

Atenção ao sair de casa

Ao sair de casa, tire todos os aparelhos da tomada. Eles continuam consumindo energia se não são desplugados. Faça o mesmo em ambientes em que não há ninguém dentro, mesmo quando estiver em casa.

Conclusão

Gostaram das idéias pessoal?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

 

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*