Dieta da Usp:funciona mesmo?

A dieta da Usp ficou famosa nos anos 90, quando milhares de brasileiros aderiram a um cardápio supostamente criado dentro de uma das maiores universidades do país, algo que até hoje é motivo de investigações, pois a própria Universidade questiona essa autoria.

O programa tem em suas linhas explicatívas as maiores promessas e sonhos dos brasileiros que tem problema com a balança, principalmente para o público feminino, que muitas vezes sonha com o emagrecimento rápido e fácil, algo que na verdade é apenas um desejo utópico.

Na proposta da Dieta da Usp a pessoa deve aderir a um cardápio especial por 15 dias, sem mudar nada do que está recomendado. São sete dias de rotina que devem ser repetidos, somando assim 14 dias de dieta e um resultado final no décimo quinto dia, que deve ser de 14kg de emagrecimento, algo que é um verdadeiro sonho para muitas pessoas que estão um pouco acima do peso, principalmente para aquelas mulheres que desejam usar o tão sonhado biquíni no verão.

dieta da usp

Cardápio da dieta da Usp

Para entender melhor como funciona a dieta da Usp, é preciso conhecer seu cardápio, que deve ser seguido rigorosamente, sem nenhuma alteração, por mais pontual que seja.

Dia 1
O primeiro dia da dieta começa com um café preto, que pode ser adoçado apenas com adoçante, nada de açúcar. No almoço é permitido o consumo de dois ovos cosidos, além de ervas a vontade (confira a lista de ervas permitidas no final da lista). Para a janta, uma salada de alface com pepino e salsão à vontade.
Dia 2
O café é um pouco “melhor” no segundo dia, pois pode ser seguido de bolacha cream-crakers. No almoço a situação melhora ainda mais, pois o consumo indicado é de um bife (grande), ainda sendo permitido o consumo de salada de frutas como sobremesa. No jantar, apenas presunto, sendo o consumo à vontade.
Dia 3
O café é exatamente igual ao dia 2, mudando no almoço, em que voltam os dois ovos, juntamente com salada de vagem e duas torradas. Para a janta, presunto e salada.
Dia 4
Novamente o café segue a tendência de café preto com biscoito. Para o almoço, apenas um ovo, com cenoura e quijo minas à vontade. Na janta, algo mais leve, apenas com salada de frutas e iogurte natural.
Dia 5
Um café um pouco diferente, com cenoura e limão juntos, espremidos, além do clássico café preto. No almoço, novamente uma carne, com frango grelhado à vontade. Na janta, algo mais leve, com dois ovos cozidos com cenoura.
Dia 6
Novamente o café clássico, apenas com café preto e biscoito. No almoço segue uma carne, desta vez carne branca, com filé de peixe com tomate à vontade. Para a janta, os mesmos dois ovos com cenoura.

Ovo é presença constante na dieta

Ovo é presença constante na dieta

Dia 7
Café com limão inicia o dia, sendo seguido de bife grelhado no almoço, que pode ser acompanhado de frutas. No jantar uma maior liberdade, em que apenas não são permitidos doces e bebidas alcoólicas.

As ervas permitidas são agrião, chicória e alface. Esse cardápio deve ser repetido na semana seguinte.

Dieta da Usp funciona?

A questão é muito pontual, pois a dieta da Usp funciona sim, isso é inegável, porém a pergunta correta a se fazer é: de que forma ela funciona? Quais são os custos?

Pois bem, qualquer forma de emagrecimento rápido (no caso desta dieta, 15 dias) deve ser muito bem investigada, pois um emagrecimento de forma correta deve ser queimando a gordura bruta mesmo, nada de queimar músculos e eliminar líquidos, pois isso com toda certeza interfere (e muito) na saúde.

Até por este motivo a dieta da Usp é permitida por apenas duas semanas, em que os efeitos colaterais ainda são menores, pois se essa dieta for mantida, os efeitos podem ser muito piores, ocasionando até mesmo problemas cardíacos e acarretando e problemas nutricionais, pois a queima de músculos e eliminação de liquídos será absurda.

Outra questão muito importante é que o emagrecimento pode ser apenas temporário, pois se a pessoa não usar uma reeducação alimentar, nem fizer exercícios( como por exemplo o spinning)  recuperará naturalmente os kilos perdidos assim que voltar a sua dieta antiga, ou seja, todo este sofrimento de duas semanas terá sido inútil.

Bom meninas, espero que tenham curtido as dicas ok? Dúvidas e sugestões deixem nos comentários!

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*