Melhores faculdades do Brasil

Entrar no ensino superior é o sonho de muitos brasileiros e escolher, entre as várias disponíveis no país, pode ser difícil. As melhores universidades são, principalmente, federais e públicas.

Mesmo assim, o Brasil possui várias faculdades particulares reconhecidas pelo seu ensino de excelência. Algumas usam o mesmo processo de seleção, o que facilita a vida do candidato. Já outras realizam um Vestibular somente uma vez ao ano.

As melhores universidades públicas

Cada região do Brasil possui ótimas universidades federais. No Nordeste, estão bem ranqueadas a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

melhores-faculdades

No Sul e Sudeste, as melhores são a Universidade Federal de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre as faculdades particulares também há uma variedade de instituições de ensino superior com ótimos cursos na área, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), Universidade Paulista, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e muitas outras.    

O Enem e o processo de seleção das universidades federais

As universidades federais públicas utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SISU) no qual as instituições de ensino superior disponibilizam as vagas. Os candidatos que desejam participar desse processo seleção devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter uma nota mínima de 450 pontos. Contudo, a classificação depende da nota de corte do curso em cada universidade. 

As universidades particulares realizam o seu próprio Vestibular que geralmente fica com inscrições abertas no início do segundo semestre. É preciso acompanhar as datas do processo de seleção individualmente na entidade desejada. 

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Bolsas do Prouni

Uma maneira de financiar a faculdade particular é por programas do governo. O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos.

As inscrições para concorrer a bolsas pelo programa acontecem pelo site oficial e são feitos dois processos seletivos durante o ano e cada um com duas chamadas. Além disso, os candidatos ainda podem participar da lista de espera por vagas remanescentes.

prouni

A inscrição para o Prouni 2016 deve ser feita pelo portal do MEC. Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas. Para saber mais informações sobre o Prouni, acesse o link www.prouniversitario.com.br.

Bolsas pelo Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional que oferece bolsas parciais de estudo até 70%, para alunos interessados em ingressar no ensino superior, em fazer um curso de pós-graduação, técnico ou de idiomas.

Os candidatos ao programa precisam comprovar que não possuem condições financeiras de custear as mensalidades integrais e, no caso de graduação, estar há pelo menos seis meses sem estudar.

Fies para pagar a faculdade

O Fies custeia de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas de ensino superior, para estudantes que não podem arcar com as despesas integrais do seu curso. Para isso, é preciso que o curso do estudante tenha recebido avaliação positiva realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior- SINAES.

Além disso, as instituições de ensino superior devem oferecer pelo menos 5% de desconto para alunos do Fies. O processo de inscrição para o Fies 2017 deve continuar o mesmo dos anos anteriores.

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*