Poder das Palestras para Levar Conscientização

Todos os dias nos deparamos com notícias de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais em empresas de pequeno, médio e grande portes, isso ainda é muito comum, porque, mesmo com tantas ações de conscientização, os trabalhadores continuam exercendo as suas atividades de forma errada e muitos donos de empresas ainda não se importam com o bem-estar de seus funcionários.

 

Uma das ações criadas para diminuir ou combater os riscos de acidentes de trabalho e as doenças decorrentes da atividade, é a semana da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), nesse evento a empresa disponibiliza uma semana completa de atividades com a finalidade de conscientizar os trabalhadores sobre os principais causadores de acidentes e doenças e quais comportamentos seguros devem ser adotados para minimizar estas condições.

Conscientizar os trabalhadores através da SIPAT

poder-das-palestras-para-levar-conscientizacao

A SIPAT é obrigatória e deve ser realizada uma vez ao ano. Esse evento é organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), formada por profissionais eleitos pelos funcionários e direção da empresa. A CIPA conta com a ajuda do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), para a realização de todas as atividades desta semana de conscientização.

 

A SIPAT procura conscientizar todos os trabalhadores dos riscos do ambiente de trabalho e como preveni-los com diferentes meios, nos quais estão: gincanas, sorteios de brindes, teatros, atividades motivacionais, palestras, e muito mais, buscando sempre orientar os trabalhadores para evitar as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

 

Palestras na SIPAT

 

As palestras são as atividades mais importantes de uma SIPAT. Estas palestras podem ser realizadas por profissionais da própria empresa ou empresas especializadas que falam dos mais variados assuntos relacionados a saúde e segurança no trabalho, como: formas de evitar acidentes no trabalho, postura correta para prevenir doenças ocupacionais, uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), relacionamento interpessoal, como evitar incêndios, doenças sexualmente transmissíveis, prevenir acidentes de trabalho fora da empresa, saúde da mulher, câncer de mama, entre outros.

 

Nas palestras, além dos trabalhadores se conscientizarem dos riscos que eles correm diariamente no trabalho, eles podem receber dicas para melhorar seu desempenho como profissional e também em sua casa, pois um dos assuntos abordados nas palestras é o planejamento familiar.

 

Em uma palestra na SIPAT os trabalhadores podem dar sugestões e tirar dúvidas sobre procedimentos internos. Um diferencial que está fazendo parte da SIPAT de muitas empresas são as palestras teatralizadas.

 

Apresentações diferenciadas

 

Algumas empresas estão oferecendo palestras teatralizadas para seus funcionários, e essa forma de conscientização é muito boa, pois faz com que os profissionais aprendam melhor o que devem fazer para prevenir os acidentes de trabalho e as doenças da vida moderna.

 

As palestras da SIPAT que misturam informações de prevenção de acidentes de trabalho com teatro fazem muito sucesso, pois chamam a atenção, já que muitos dos trabalhadores nunca foram ao teatro e é uma coisa nova para eles.

 

As peças de teatro apresentadas em palestras das empresas durante a SIPAT, misturam humor e todos os tipos de informações que são essenciais para a saúde e bem-estar físico dos profissionais.

 

Portanto em uma SIPAT, as palestras são essenciais, porque são preparadas para conscientizar todos os trabalhadores sobre as suas responsabilidades para prevenir e evitar os acidentes de trabalho e doenças decorrentes da profissão.

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*