Varizes: Por que ocorrem? Existe tratamento?

As varizes causam preocupação nas pessoas, tanto pelos cuidados com a aparência, quanto com a saúde. Mas, mesmo ouvindo falar tanto sobre elas, muita gente ainda não sabe o que realmente são e como prevenir. Vamos descobrir?

Antes de qualquer coisa precisamos relembrar que não apenas as mulheres sofrem com as varizes. É verdade que por causa da vaidade feminina, as  mulheres se preocupam mais com as pernas expostas e tendem a ser mais cuidadosas. Todavia, as varizes também acometem os homens e muitas vezes, elas são sinal de um problema grave de circulação sanguínea.

varizes-for

 

Vamos nesse artigo de hoje, falar detalhadamente dessa questão, vamos dar dicas de bons produtos para evitar o problema e onde você poderá comprar mais barato. Siga a leitura!

O que são varizes?

As varizes são aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele, ou seja, são veias que nós vemos. Especialistas afirmam que o que é popularmente chamado de “varizes internas” não existe, as veias comprometidas que ficam mais profundas nos músculos são tratadas como outra condição venosa chamada de doença das veias profundas.

2015-07-15_08-42-57_1

 Os vasinhos se diferenciam das varizes apenas em calibre e posição, já que ficam na camada mais superficial da pele e tem 1mm de diâmetro, enquanto as varizes apresentam 3mm. As causas e os tratamentos também são bem similares. Conheça as causas logo abaixo!

Principais causas:

– Razões hereditárias: quando seus pais, avós ou até tios já tiveram;

– Excesso de progesterona (hormônio feminino): esse aumento pode ocorrer tanto nas épocas de gravidez tanto pelo efeito do anticoncepcional. Isso explica também porque as mulheres são o público mais afetado pelas varizes;

– Sedentarismo: praticar atividades físicas com frequência ajuda na circulação e evita o acúmulo de sangue;

– Excesso de peso;

– Manter o corpo muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé;

– Possíveis traumas nas pernas;

– Cigarro.

4592c-varices

Tratamento

Se você já sofre com as varizes, não precisa se preocupar, existe tratamento sim. Ele vai depender da intensidade delas, se forem superficiais ou não. O mais comum é a cirurgia, mas não precisa se assustar, porque o tempo de hospitalização é curto e a recuperação dura só algumas semaninhas. Mas, existem também outras opções, que, dependendo do caso, podem ajudar:

  1. Injetar nas varizes substâncias para necrosá-las e impedir que conduzam o sangue;
  2. Meias compressivas;
  3. Deitar e levantar as pernas na altura do coração por 30 minutos, em torno de 3 a 4 vezes por dia para ajudar na circulação.

Independente de qual for o tratamento, consultar o seu médico e manter uma frequência de exercícios físicos é muito importante. O que nos leva ao próximo tópico, para entendermos como prevenir esse problema.

Prevenção

Todas as causas que nós mostramos lá em cima, é o que você deve evitar fazer. A principal recomendação é caminhar 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana, para manter uma rotina de exercícios e a sua circulação em dia, mas podemos conferir abaixo outras dicas para evitar as varizes:

varizes-evitar

– Se na sua família existem pessoa com varizes, procure sua ginecologista e converse sobre um outro método contraceptivo além do anticoncepcional, para não haver o excesso de hormônio no seu organismo;

– Se você fuma, é uma boa hora para pensar em parar;

– Se está acima do peso, procure um nutricionista, educador físico ou outros profissionais que podem te ajudar a chegar no peso ideal com saúde;

– Evite ficar muito tempo sentado ou em pé, e se por acaso, o seu trabalho exige isso, procure colocar as pernas pra cima quando estiver em casa.

Conclusão

Se você estiver sofrendo desse mal, procure um médico especialista em angiologia. Esse profissional poderá avaliar o grau de evolução desse problema no seu corpo e indicará a melhor alternativa para a sua saúde. Em alguns casos, quando não é mais possível reverter com cremes e massagens, os médicos indicam cirurgia.

Geralmente é um procedimento bem rápido e a recuperação também costuma ser acelerada, desde que o paciente siga as orientações médicas corretamente.

tratamento-varizes6

Viu? Não é tão difícil assim evitar as varizes, manter a saúde e a aparência do jeito que você gosta. Conte pra gente a sua experiência e o que ajuda você nessas horas.

 

Seja uma leitora premium e receba dicas exclusivas no seu email


Digite seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*